A era dos jogos online na PlayStation 2 (PS2) atingiu o seu pico com o lançamento do Network Adapter em prognóstico dos jogos 2001. Neste momento, a Sony possibilitou aos jogadores utilizarem a comunicação por voz pela primeira vez num pconsole de jogos. No entanto, a Microsoft teve a iniciativa e lançou o Xbox Live em prognóstico dos jogos 2002, tornando-o um serviço pioneiro em prognóstico dos jogos jogos online. Embora o serviço da Microsoft apenas tivesse suporte nos seus próprios jogos, enquanto a Sony permitisse aos jogos de terceiros o acesso à prognóstico dos jogos rede.
Apesar do encerramento dos servidores oficiais da rede PS2, os jogadores ainda podem aproveitar a experiência dos jogos online graças a ferramentas como o XBSlink, SVDL e o XLink Kai. Ao simular uma LAN (rede de área local) mundial, estas ferramentas permitem que os jogos continuem a funcionar online de maneira não oficial após o encerramento dos serviços por parte das empresas.
Quando se pensa em prognóstico dos jogos jogos clássicos online, pensamos emSOCOM(Confrontation Series),Twisted Metal: BlackeRatchet & Clank: Going Commando.Estes jogos tiveram um sucesso significativo e têm que encabeçar qualquer lista de quilates. Os fãs do género ainda jogam ativamente e comentam de forma regular sobre o seu amor por estes tesouros do passado.